O Grupo começou a contratar o serviço de energia de outras fontes renováveis no ano de 2016, quando 13 estabelecimentos começaram a utilizar a energia advinda do denominado “Mercado Livre” – segmento que tem como diferencial a responsabilidade socioambiental em sua cadeia de valor e comercializa energia proveniente de fontes renováveis. O que está alinhado a um dos objetivos do Grupo ABC que visa ampliar o uso de energia oriunda de fontes renováveis.
Este tipo de contratação é uma forma de reduzir os impactos do segmento varejista no meio ambiente, especialmente considerando que este segmento possui um papel fundamental na cadeia de consumo energético, sendo um dos que mais demanda este tipo de contratação. Deste modo, além dos benefícios relacionados à livre negociação como estratégia de mercado, é importante que a companhia se empenhe na adequação às demandas como forma de impactar, o mínimo possível, o meio ambiente e a demanda ofertada à sociedade.
Considerando os benefícios atrelados a este tipo de contratação, o Grupo tem buscado implementar esta prática no maior número de unidades possível. Neste sentido, ao final de 2019, 25 lojas já haviam aderido à utilização da energia Mercado Livre.
O Grupo ABC tem priorizado a utilização da energia proveniente do denominado “mercado livre”, buscando otimizar sua eficiência energética e impactar o meio ambiente o mínimo possível, firmando como compromisso a migração de mais de 95% de seus estabelecimentos para este tipo de energia até o final do ano de 2022.